A Caravana em Defesa do Rio Tocantins finalizou seu primeiro dia de atividades na comunidade Rainha da Paz, localizada no rio Anapu, no município de Igarapé Miri (PA).
“Pra nós, o Tocantins é um rio pai de todos os rios aqui da nossa região. É ele que nos fornece os peixes. Com essa hidrovia, vamos perder nossa fonte de alimentos. Vamos viver como?”, questiona Junivaldo Castro, liderança da comunidade.
Até o próximo dia 05, a Caravana segue em viagem com lideranças sindicais, religiosas, dos trabalhadores e trabalhadoras rurais, pescadores, quilombolas e ribeirinhos pelo Tocantins, ouvindo as comunidades e populações locais sobre as preocupações com a hidrovia. O material vai compor um documento a ser apresentado aos governos estadual e federal e também a organismos internacionais, denunciando os prejuízos socioambientais que irão ocorrer na região.
A Caravana em Defesa do Rio Tocantins é uma realização da CUT Brasil, CUT Pará e Fetagri Pará em parceria com a Diocese de Cametá, Conselho Pastoral dos Pescadores, Universidade Federal do Pará-Campus Tocantins/Cametá, Levante Popular da Juventude, Sintepp/Cametá, Movimento dos Atingidos por Barragens, organizações de pescadores e quilombolas da região, com o apoio da Solidarity Center/AFL-CIO, entidade sindical internacional.
#EmDefesaDoRioTocantis #CaravanaEmDefesaDoRioTocantins