1. Quem Somos
A Associação de Apoio às Comunidades Amazônicas, ou Comunidade Amazônica, foi constituída em fevereiro de 2019, sendo pessoa jurídica de direito privado, com sede na cidade de Igarapé-Miri, Estado do Pará.
Somos ribeirinhos, quilombolas, indígenas, extrativistas, pescadores, planaltinos, trabalhadores urbanos, rurais e de assentamentos, engajados no desenvolvimento sustentável da região amazônica para a melhoria da qualidade de vida das populações locais a partir de uma gestão democrática e participativa.
Lutamos pela garantia da participação dos povos amazônicos em todos os momentos de decisão sobre recursos hídricos, respeitando a paridade e assegurando o princípio democrático. Trabalhamos para o fortalecimento da produção familiar e comunitária com estímulo a integração entre a produção agroextrativista e os processos industriais e de comercialização, com vista à dinamização de economias locais e regional
Afirmamos que o desenvolvimento que queremos inclui estradas, portos, energia, telecomunicações, saúde, educação, mas voltados para uma economia que mantenha a diversidade de atividades econômicas com diversidade de oportunidades de emprego e renda. Não queremos um desenvolvimento marcado pela concentração de renda, baseado na degradação do meio ambiente e na exploração do ser humano. Mas sim, um que seja fruto do conhecimento tradicional e científico produzidos na região, com riqueza cultural e a oferta de alimentos saudáveis para o Brasil e o mundo.
2. Missão
A Associação tem como missão a defesa e o apoio a educação, a cultura, a comunicação, ao trabalho em processos participativos e solidários, aos direitos sociais e humanos, ao meio ambiente, visando o desenvolvimento sustentável e a justiça social das Comunidades Amazônicas.
Nossas parcerias, ações e projetos visam apoiar instituições, entidades e associações, locais e regionais em ações de promoção educacional, cultural, ambiental e de desenvolvimento baseados no ideário de sustentabilidade e solidariedade.
Somos defensores da preservação e conservação do meio ambiente, apoiando a assistência técnica e a extensão rural para a agricultura familiar, idealizando e/ou apoiando ações privadas e políticas públicas, através de capacitação, de assessoria técnica e de execução de projetos referenciais e estratégicos no meio rural e urbano.
A Comunidade Amazônica não tem fins lucrativos e é independente de estados, partidos políticos ou organizações religiosas.
3. Valores
A Comunidade Amazônica tem como valores o Desenvolvimento Sustentável, a Organização dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e a Justiça Social para os Povos Amazônicos.
4. Visão
Ser uma entidade da sociedade civil capaz de aglutinar forças e representar as aspirações dos povos da floresta junto ao poder público, a iniciativa privada e a sociedade em geral, promovendo o desenvolvimento sustentável na Amazônia, com respeito aos povos da região.